Em solenidade realizada hoje, na Universidade Federal de Mato Grosso, foi feito o lançamento oficial da 8ª Conferência Internacional de Áreas Úmidas (Intecol), que acontecerá em Cuiabá, de 20 a 25, tendo como tema central ´´Grandes Áreas Úmidas, Grandes Preocupações´´. O encontro acontece desde 1976, a cada quatro anos, por iniciativa da Associação Internacional de Ecologia e esta é a primeira vez que é sediado por um país da América Latina. A coordenação está nas mãos da UFMT e parceiros.
A expectativa dos organizadores é reunir mais de mil participantes do Brasil e do exterior com o objetivo de estabelecer um amplo debate que estimule atividades científicas relacionadas com a pesquisa, a sustentabilidade e a proteção não apenas do Pantanal, mas de todas as áreas úmidas do mundo. Segundo o coordenador geral do evento, Paulo Teixeira de Souza, Pró-Reitor de Pesquisa da UFMT, espera-se, também, despertar, entre os estudantes, novos talentos nessa área, bem como sensibilizar a opinião pública e os tomadores de decisão para a importância do uso sustentável das áreas úmidas.
Teixeira adiantou que a 8ª Intecol trará a Mato Grosso as maiores autoridades científicas em termos de áreas úmidas e o que há de mais avançado em pesquisas nesse assunto. Lembrou que, entre os temas a serem debatidos, estará em destaque a relação entre as mudanças climáticas e as áreas úmidas e, naturalmente, pela proximidade, o Pantanal.