O Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon aponta que Mato Grosso reduziu em 78% o desmatamento na Amazônia durante o mês de março deste ano, quando o SAD detectou 67 quilômetros quadrados de desmatamento, se comparado com 288 quilômetros quadrados desmatados no mesmo período de 2018. Já no acumulado entre agosto de 2018 e março deste ano, em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2017/18, a queda foi de 18%.
Durante os quatro primeiros meses de 2019, a Sema, por meio da coordenadoria de Fiscalização de Flora, aplicou cerca de R$ 110 milhões em multas e embargou 32 mil hectares por desmatamento ilegal. Durante as ações de monitoramento em tempo real, chamada de Hot Spot, em que a Sema identifica os pontos quentes de desmatamento para coibir a ação em curso, os fiscais apreenderam 15 tratores evitando o desmatamento de 8 mil hectares.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explicou que os resultados são fruto do empenho da pasta em utilizar a tecnologia para monitoramento em tempo real e autuação remota.
“Estamos readequando as metodologias e buscando novos investimentos em tecnologia, com a aquisição futura de imagens de satélite de melhor resolução, para que a secretaria possa enxergar cada vez mais todo o Estado e coibir as ilegalidades no setor com agilidade e precisão”, projeta a gestora.