PUBLICIDADE

Mato Grosso reduz 52% dos casos de malária no trimestre

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: divulgação)

O Estado registrou uma redução de 52,2% nos casos de malária entre janeiro e março deste ano (171 casos), em comparação com o mesmo período do ano passado (358). Em âmbito nacional, a incidência da doença reduziu em 26,8%, passando de mais de 34,8 mil casos para mais de 25,4 mil. O número de óbitos também apresentou queda de 27%, com 43 mortes notificadas, frente às 63 registradas em 2023. Os dados foram divulgados nesta semana pelo ministério da Saúde.

A queda significativa se deve pela ampliação de testes rápidos e pela adoção do medicamento tafenoquina, de dose única, usado para a cura da malária por Plasmodium vivax, responsável por 80,3% dos casos no ano passado. O tratamento reduz os casos graves e a mortalidade da doença. O medicamento já foi implementado em 49 municípios do Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Amapá e Acre e nove distritos sanitários indígenas. No próximo mês, a ação será implantada na região extra-amazônica e, em junho, em duas áreas do Mato Grosso.

Os dados do ministério da Saúde ainda apontam redução no número de casos de três das cinco áreas especiais de vigilância, como 27,5% em área de garimpo e 11% em área de assentamento. A separação por áreas é uma estratégia de acompanhamento dos casos, uma vez que a malária é uma doença determinada socialmente, ou seja, que afeta mais pessoas em áreas de maior vulnerabilidade social – 99% estão concentrados na região amazônica, incluindo Mato Grosso.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros socorrem motociclista que ‘rampou’ quebra-molas em Sinop

A condutora de uma motocicleta (modelo não informado) ''rampou''...

Sinop: colisão entre carro e moto deixa um hospitalizado

A batida entre a motocicleta Yamaha e o veículo...
PUBLICIDADE