Em audiência com o ministro da Justiça, Tarso Genro, hoje pela manhã, em Brasília, o governador Blairo Maggi reivindicou mais uma vez o ingresso de Mato Grosso no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), para fortalecer o trabalho na fronteira Brasil/Bolívia no combate ao tráfico de drogas. “Estou pedindo apoio ao Governo Federal para esse trabalho de guarda da fronteira e combate ao tráfico”, disse.
Maggi argumentou que vem reivindicando a inclusão de Mato Grosso ao Pronasci há um ano para que a Secretaria de Segurança Estadual tenha condições de implementar uma operação permanente na fronteira com postos, policiais, equipamentos e a participação efetiva da população que ali vive.
O ministro afirmou ao governador que existe espaço para Mato Grosso dentro do Programa, mas que isso tem que funcionar como uma via de mão dupla e que, para tanto, será preciso redigir os termos dessa adesão ao Pronasci.
Uma reunião já foi marcada para essa quarta-feira à tarde no Ministério da Justiça, onde o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, que estará representando o Governo de Mato Grosso, irá definir esses termos para que o Estado faça parte do Pronasci e passe, assim, a ter direito de usar seus vários projetos na área de segurança pública.
Programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça tem entre os principais eixos a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Até o final de 2012 estão previstos investimentos na ordem de R$ 6,7 bilhões. Hoje, 16 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, já contam com o Pronasci.