A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Parque Tecnológico Mato Grosso, participa da feira internacional de tecnologia e inovação, China Hi-Tech Fair (CHTF), com um estande de serviços e produtos de empresas brasileiras. A feira teve início hoje e segue até domingo.
A CHTF é uma das feiras internacionais de tecnologia mais influentes do mundo. Neste ano ocorre em formato presencial, realizado no Centro de Convenções e Exposições de Shenzhen, na China e, pela primeira vez, em formato virtual.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, concedeu entrevista à revista internacional que realiza a cobertura oficial da feira. Na ocasião, ele destacou a importância da participação do estado em eventos internacionais voltados a tecnologia e inovação. “Um dos principais projetos que estamos apresentando na Hi Tech Fair é o Parque Tecnológico Mato Grosso, que é um empreendimento voltado a promover pesquisa e inovação na área tecnológica, além de estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. Este é um importante mecanismo no processo de inovação tecnológica de Mato Grosso”, disse o governador.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, o evento é uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras serem apresentadas ao maior mercado de tecnologia do mundo, a China. “A China integra o centro de transações, realizações e exibições de produtos do mundo. Além disso, promove fóruns de alto nível sobre ambientes de inovação, atraindo projetos de milhares de empresas brasileiras. O formato virtual permitirá uma participação mais global, com intercâmbio de conteúdo e conhecimento”, ressaltou o gestor.
De acordo com Rogério Nunes, coordenador do Parque Tecnológico Mato Grosso, o principal objetivo do estande instalado na feira é promover o desenvolvimento de empresas brasileiras que tenham ideias, projetos, produtos ou serviços de tecnologias, facilitando o encontro destes empreendedores com outras potências mundiais participantes do evento. “O Parque Tecnológico tem buscado fortalecer as relações internacionais entre os empreendedores nacionais com potencial tecnológico e outros empreendimentos mundialmente reconhecidos, por isso estamos alinhados com a política global de tecnologia e inovação”, falou.
Ao todo 28 empresas brasileiras foram recrutadas pelo Parque Tecnológico, que prestou suporte e atendimento necessário para estes participantes atuarem com segurança na feira.
Ariana Guedes, servidora estadual da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, lotada na China para buscar a abertura de mercado para os produtos mato-grossenses, atua presencialmente na feira para atendimento ao público. “Atuar neste evento serve como um termômetro para avaliarmos e termos dimensão de qual caminho devemos seguir para estabelecermos as parcerias”, afirmou.
A feira é organizada em conjunto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, Administração Nacional da Propriedade Intelectual, Academia de Ciências da China, Academia Chinesa de Engenharia e Governo Popular Municipal de Shenzhen.
O sistema de participação virtual foi implantado este ano em virtude da pandemia da Covid-19. Este formato incentivará as empresas a exibirem virtualmente suas tecnologias e produtos por meio de comunicação instantânea com o público profissional no local.
Ao mesmo tempo, membros de delegação que estiveram na China poderão comparecer à feira para ajudar as empresas a fazerem contato com clientes e outros expositores.