PUBLICIDADE

Mato Grosso lidera ranking de devolução de embalagem de agrotóxicos

PUBLICIDADE

Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev), que promove hoje o Dia Nacional do Campo Limpo, Mato Grosso lidera o ranking nacional de destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas há sete meses. Em julho foram entregues nos postos e centrais de recebimento 758,3 toneladas de embalagens. Dessas, 712,5 toneladas foram lavadas e 45,2 tiveram como destino à incineração. De janeiro a julho deste ano, Mato Grosso foi responsável por 26,6% das embalagens vazias arrecadadas em postos ou centrais de todo o Brasil.

O Brasil alcançou a marca de 11.622 toneladas de recipientes de produtos fitossanitários processados nos sete primeiros meses deste ano, um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2005 (10.728 toneladas). Somente no mês de julho, foram devolvidas 2.427 toneladas de embalagens nas mais de 350 unidades de recebimento em operação no País.

Criado em 2003, o Inpev divulga e aplica procedimentos adequados para embalagens vazias de defensivos agrícolas. Em Mato Grosso existem 12 centrais de recebimento, nas cidades de Campo Novo Parecis, Campo Verde, Canarana, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Diamantino, Mirasol do Oeste e Tangará da Serra. Nessas unidades são realizados os procedimentos de recebimento de embalagens lavadas e não lavadas, entregues por agricultores, postos e estabelecimentos comerciais licenciados; inspeção e classificação das embalagens entre lavadas e não lavadas; emissão de recibo; separação e compactação das embalagens por tipo; ordem de coleta e transporte para o destino final.

As embalagens podem ter dois destinos: reciclagem ou incineração (no caso das embalagens não-laváveis ou que passaram por processos incorretos de lavagem). No primeiro caso, 87% das embalagens devolvidas são recicladas atualmente, por oito empresas parceiras do Inpev, e servem de matéria-prima para a fabricação de 16 tipos de artefatos como conduíte, embalagem para óleo lubrificante, madeira plástica, barricas de papelão, tampas, entre outros. A incineração é feita somente em São Paulo.

Além das centrais há os postos de recebimento, que em Mato Grosso funcionam em Cuiabá e Tapurah: eles recebem, inspecionam e encaminham as embalagens para as centrais. O posto cuiabano, localizado no Distrito Industrial, é uma exceção, já que recebe embalagens e as encaminha diretamente a uma empresa de reciclagem vizinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE