O governo lança no dia 11 de maio, a partir das 9h, o “Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas – Ações 2016”. Elaborado pela Superintendência de Políticas sobre Drogas (Supod), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o documento será divulgado na abertura do evento, que estende sua programação até 13 de maio. Os encontros ocorrerão no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
O superintendente de Políticas sobre Drogas da Sejudh, Paulo Roberto Santana Júnior, explica que na oportunidade ocorrerão discussões sobre o problema mundial das drogas e serão apresentadas as estratégias e metodologias para prevenção ao uso precoce e abusivo de álcool e outras drogas, que compõem o referido plano. “Dezessete municípios que tem apresentado índices significativos de violências e presença de drogas terão prioridade na implementação das ações do plano em 2016”. Paulo explica que a proposta será estendida aos demais municípios em 2017 e 2018.
Segundo o gestor, a equipe da Supod construiu sua proposta de ações para cumprir suas atribuições com a sociedade mato-grossense. “Tudo com base em evidências científicas, seguindo as orientações internacionais e nacionais que norteiam as políticas públicas sobre drogas”.
A superintendência é responsável por promover, através de suas ações, a execução das políticas públicas exaradas pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd), bem como a função social do Estado na promoção, prevenção, cuidado e reinserção social ao usuário de álcool e outras drogas.
“O Conesd é um órgão colegiado de natureza consultiva, normativa e de deliberação coletiva, que tem como objetivo definir ações para as atividades de redução de demanda e oferta de drogas no Estado”.