PUBLICIDADE

Mato Grosso já é lider de queimadas no Brasil

PUBLICIDADE

Mal terminou o período de chuvas em Mato Grosso e ainda nem começou o período de proibição das queimadas e o estado já ocupa o topo do ranking nacional de queimadas. Até o fim da tarde de hoje os satélites do Intituto Nacional de Pesqueisas Espaciais (Inpe) apontavam 24 focos de calor em Mato Grosso. O número representa 29% do total de focos registrados no Brasil. Há um mês o Estado tinha apenas dois focos.

O engenheiro florestal Joaquim Teodoro explica que o aumento no registro pode ser justificado por uma série de fatores, como queimadas autorizadas, ilegais, incêndios criminosos e naturais.

Segundo Teodoro, a propensão ao fogo aumenta porque agora começa um período sem chuva, com baixa umidade do ar, forte calor e ventos fortes. “Uma bituca de cigarro, uma latinha de cerveja ou um espelho que reflete luz pode causar um incêndio numa situação como essa”, explica.

Apesar de nos últimos dias Mato Grosso aparecer no topo da lista de queimadas, o estado ainda ocupa a 6ª posição no ranking acumulado desde o início do ano, perdendo para Bahia (332), São Paulo (316), Roraima (315), Minas Gerais (127) e Paraná (107).

Outro dado positivo para Mato Grosso é que neste mesmo período em 2007 o número de focos registrados era de 281. Neste ano, desde 1° de janeiro são 106 focos.
Por outro lado, Mato Grosso em um histórico de chegar ao fim de cada ano na liderança do ranking. Em 2007 o estado fechou com 17,3 mil focos e em 2006 foram 7,3 mil registros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE