PUBLICIDADE

Mato Grosso inicia elaboração do Plano Estadual de Fronteira

PUBLICIDADE

Mato Grosso é o primeiro dos 11 estados fronteiriços a começar a elaborar o Plano Estadual de Fronteira, que irá contribuir para melhoria da Segurança Pública nos mais de 900 quilômetros de faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. De acordo com o secretário executivo do GGI Fronteira, tenente-coronel Wanckley Correa Rodrigues, o Plano Estadual de Fronteira terá ações de médio e longo prazo, dando prioridade às medidas preventivas e as operações integradas com os órgãos estaduais e federais que atuam na região.

"Vamos oferecer mais qualidade às ações preventivas e repressivas de enfrentamento ao narcotráfico, além de contribuir para o crescimento institucional das nossas forças de segurança na fronteira, como mais qualificações aos policiais e futuras aquisições de equipamentos, viaturas, armas e munições".

Além das ações, o Plano Estadual de Fronteira terá ainda o Planejamento Estratégico de Fronteira que irá nortear as ações operacionais de segurança no combate aos crimes de fronteira. "A coordenação das ações integradas está sendo feito de forma participativa com os membros do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) e os órgãos de segurança que atuam na região", explicou Wanckley.

O secretário executivo disse ainda que o trabalho integrado entre os órgãos de segurança na fronteira já apresentou resultados positivos. "O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) está realizando diversas apreensões de entorpecentes. Até o último mês de agosto o Gefron contabilizou mais de 700 quilos de drogas apreendidas. Essa quantidade é o resultado do trabalho integrado entre o Gefron e das outras forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, que trabalham diariamente na fronteira do país".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE