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Mato Grosso gastará R$ 4,5 milhões para combater queimadas

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Mato Grosso garante investimentos de R$ 4,5 milhões para o plano estadual de combate às queimadas que compreende 11 frentes de atuação. As ações incluem divulgação na mídia, sensibilização dos produtores e indígenas sobre a necessidade do aceiro, combate e monitoramento aéreo com base operativa em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) e Vila Rica (1,259 mil km ao nordeste), apoio aos comitês municipais, a partir da aquisição de equipamentos e planejamento da prevenção e combate aos incêndios principalmente nas 42 unidades de conservação do Estado. Apesar de prever uma megaestrutura, o projeto todo demanda R$ 12 milhões e precisa do apoio do governo federal para sair do papel.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, explicou que o recurso estadual na verdade é uma contrapartida e que já está disponível. Também garantiu durante entrevista coletiva que o governador Blairo Maggi já falou com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a necessidade da implantação do plano nesse período de queimadas que começou ontem e vai se estender por 3 meses ou mais, conforme a necessidade. “A proposta é atuar junto aos municípios para diminuir a incidência dos focos de calor, já que nos últimos 10 anos Mato Grosso este no ranking dos que queimam mais”.

Outra idéia que de repente pode ajudar na sensibilização da população é o prêmio que será concedido ao município com maior queda dos números de queimadas em relação a 2006. Os comitês das cidades devem criar uma rede de trabalho para implantação de projetos sociais que visem reduzir o problema.

O ano passado não entrou no comparativo, segundo Daldegan, por ter apresentado um aumento significativo do valor, que saltou de 1,001 mil focos de calor no de 2006, para 174 mil em 2007.

A Secretaria de Estado de Educação pretende integra as ações ao produzir folders, cartilhas e panfletos para levar para as escolas.

O secretário Ságuas Moraes pontuou que envolver os 450 mil estudantes da rede pode ser uma maneira eficaz e rápida de levar as informações sobre a importância de “não queimar” até as famílias.

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