PUBLICIDADE

Mato Grosso está com 63% dos aeronaves aptas para voar

PUBLICIDADE

Sessenta e três por cento das aeronaves certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Mato Grosso estão aptas a operar. Segundo os dados, existem 1.413 aeronaves em Mato Grosso, destas apenas 902 estão aptas a voar. Durante operação, realizada em 2014, no Estado 90 aeronaves da aviação geral foram abordadas em solo, das quais 10 foram interditadas e 31 notificadas por condição de irregularidades de aeronave em 13 aeródromos do Mato Grosso.

Irregularidades como falta de documentação de tripulação e aeronaves, falta de manutenção ou condição precária dos equipamentos, carga fora das especificações, táxis-aéreos não registrados (piratas), passageiros assentados em local inapropriado e excesso de peso ou de passageiros foram as principais. De acordo com o comandante e consultor de segurança aérea, Josemar Trampusch, essas operações, especialmente quando feitas de “surpresa”, são relevantes, já que todas essas irregularidades colocam em risco a vida do piloto, dos passageiros e da
população.

Para ele, além dos pilotos que precisam estar atentos, a população também pode fazer a sua parte. Com a área extensa, nem sempre a fiscalização consegue flagrar todas essas aeronaves. “Passageiro também pode ter essa preocupação de pedir para ver os documentos do piloto, da aeronave e assim ajudar a fiscalizar”.

Novas ações de fiscalização devem acontece esse ano, de acordo com a Anac. O órgão ressaltou ainda que tem participado de uma série de atividades de fiscalização em todos os estados da União, em conjunto com outros órgãos, como forma de melhorar a sua fiscalização e controle de regularidade de documentos e aeronaves.

Exemplo desta atuação são as operações especiais para aviação geral. Além das atividades de fiscalização “in loco”, a Anac tem investido fortemente em ações de fiscalização indireta, utilizando informações de documentos submetidos pelos regulados e de várias outras fontes, nternas e externas, para analisar o desempenho do regulado. Conforme o órgão, as ações têm contribuído para aumentar, cada vez mais, a segurança no setor e a melhoria da qualidade dos serviços prestados no transporte aéreo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE