No segundo dia do 10º Congresso da Conam, aberto na noite desta quarta-feira, no ginásio de esportes Leoãozão, em Lauro de Freitas (BA), movimento comunitário de Mato Grosso emplacou sua principal reivindicação na pauta de Reforma Urbana com Direitos Sociais: a regularização fundiária urbana e a habitação com interesse social.
O 10º Congresso termina na manhã deste domingo. A Delegação de Mato Grosso, com 137 delegados, está instalada no Hotel Sol Bahia, em Salvador, embora o evento aconteça em Lauro de Feitas, na região metropolitana.
O presidente da Confederação Nacional, Wander Geraldo da Silva, entende que o Congresso está aprofundando os debates sobre a realidade política, os desafios no fortalecimento e organização do movimento, além da aprovação de uma plataforma de lutas para o trabalho da Conam e suas filiadas para o próximo triênio (2008 – 2011).
Fundador da Conam e da Femab, o presidente da Ucam, Valmir Cardoso Oliveira, considera ímpar o Congresso da Conam, porque, na atualidade, o governo Lula é o principal parceiro das organizações sociais do país.
O presidente Femab, Walter Arruda, afirma que é chegado o momento de uma importante conquista que o movimento está tendo em sua história, confraternizando e conhecendo a realidade de outras localidades do Brasil. “É uma importante oportunidade de discutirmos as dificuldades e os desafios a serem superados”, argumenta ele.
De Mato Grosso, estão em Lauro de Freitas delegações da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), União Coxipoense (Ucam), União Varzeagrandense (Univab), União Sinopense (Usamb), União Rondonpolitana (Uramb), União Tangaraense e União Barragarcense, entre ouras, estarão representando o Estado.