PUBLICIDADE

Mato Grosso é o 7º Estado com maior abrangência na internet

PUBLICIDADE

A cobertura do serviço de banda larga em Mato Grosso chega a 80,01% dos municípios. O acesso à tecnologia é disponível a 113 cidades mato-grossenses, do total de 141. Conforme os dados de 2009, que foram divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 28 municípios do Estado a internet banda larga ainda não está acessível à população. O estudo também aponta que, dos 928,017 mil domicílios do Estado, cerca de 213,169 mil moradias têm acesso à internet. Isso quer dizer que 23% da população mato-grossense tem acesso à internet. Esses últimos dados se referem ao ano de 2008.

Com esse desempenho, Mato Grosso se posiciona como o 7º estado brasileiro com maior abrangência de internet nos domicílios. O estado perde para Distrito Federal (51,2%), São Paulo (29,4%), Santa Catarina (29,3%), Espirito Santo e Paraná (ambos com 27,6%) e Rio de Janeiro (25,1%). O pesquisador do Ipea, que participou do estudo, Rodrigo Abdalla, afirma que os percentuais brasileiros estão muito abaixo dos piores índices dos países desenvolvidos. Ele explica que o acesso à internet no Brasil está defasada e que necessita, urgentemente, de políticas em prol da expansão da tecnologia.

“Está ficando de uma forma em que os lançamentos tecnológicos nos demais países não são suportáveis para o sistema brasileiro”. O pesquisador diz que a densidade da internet é equivalente à concorrência entre as empresas que oferecem o serviço. Em Mato Grosso, uma única empresa tem 75% de participação no mercado, enquanto que no Distrito Federal, onde a concorrência é maior, a representatividade da empresa dominante chega a 42,2%.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE