Até o final de 2014 Mato Grosso deverá ter 300 novos soldados do Corpo de Bombeiros. A informação é do governo do Estado que autorizou a realização de concurso público para a inclusão dos novos militares, em duas etapas. A primeira etapa deverá selecionar 150 novos bombeiros e deve acontecer no segundo semestre deste ano. Já o chamamento do restante está previsto para o segundo semestre de 2014. O edital será publicado ainda este mês.
As vagas serão para ambos os sexos e em cidades-polos definidas, que ainda não foram divulgadas. Com as vagas distribuídas em polos regionais o comandante-geral, coronel BM Aderson José Barbosa, espera reforçar o efetivo das cidades do interior do Estado. “Vamos cumprir o compromisso firmado com as autoridades e com a população de Juína, em disponibilizar efetivo para a implantação de uma unidade naquele município. O restante do efetivo servirá para recompor a vaga dos bombeiros que se aposentaram ou deixaram a instituição”, disse, por meio da assessoria.
Segundo o comandante-geral, após a finalização das fases do concurso, será realizado as matrículas dos 150 aprovados, que deve acontecer em janeiro de 2014. “Pretendemos encerrar o curso de formação da primeira etapa de bombeiros, no mês de maio, mês que antecede a abertura da Copa, vamos contar com esses novos bombeiros para atuação nos jogos do evento esportivo”, finalizou.
No ato da matrícula o candidato deverá ter concluído o ensino médio; ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos; estar quites com as obrigações eleitorais; ter a altura mínima de 1,67m para os homens e peso proporcional a altura. Durante o período de realização do curso de formação o aluno à soldado, será recebida uma Bolsa Formação. Após a formação, a remuneração será de R$ 2.603,47.
A seleção do exame intelectual para ingresso no cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar, bem como a avaliação física será executada pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, por meio da Diretoria de Concursos e Vestibulares – Covest. A avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos, investigação social e funcional e a realização do Curso de Formação de Soldados, serão de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar.