O governo de Mato Grosso pode implementar um programa para tratamento das vítimas da covid-19 que ficaram com sequelas da doença. A intenção foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que apontou a necessidade de instituir o programa no Estado.
“Estamos na fase final de um programa que vamos levar à apreciação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), para que seja institucionalizado no Estado. Inclusive, vou levar a proposta ao governador Mauro Mendes (DEM) para que a gente crie um repasse fundo a fundo para subsidiar. Estamos ainda em fase embrionária. Estamos atendendo, mas de forma insuficiente para o tamanho da demanda que vem pela frente”, disse Gilberto, em entrevista à TV Vila Real, de Cuiabá.
Segundo o secretário, atualmente, em Mato Grosso, duas unidades já fazem o tratamento das sequelas da covid, o que, no entanto, não atende à demanda do Estado. “Já estamos fazendo isso hoje, não em grande escala, no hospital estadual Santa Casa e no Cridac (Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa), mas ainda é incipiente para o número de sequelados que temos. Esse assunto já é debatido no Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). Há necessidade de o governo federal colocar recursos porque nem todos os estados têm características financeiras para o enfrentamento. Vamos precisar de uma legião de fisioterapeutas para fazer esse enfrentamento”, comentou.
“Não existe ainda remédio específico para cura da covid. O que estamos falando é das sequelas e efeitos colaterais que surgem quando uma pessoa é infectada, principalmente pelo estado grave da doença e que acaba afetando inúmeros órgãos. Não somente nós, aqui de Mato Grosso, como também o Ministério da Saúde, também já está desenhando um programa especial, até de financiamento, para que tenha os centros de reabilitação”, completou o secretário.
Em junho, a câmara dos deputados realizou um debate para discutir o assunto. Na ocasião foram apresentados estudos recentes que mostram que cerca de um em cada quatro pacientes de covid-19 vai precisar de algum tipo de reabilitação. O número sobe para metade nos casos de pacientes que foram hospitalizados.
Em Mato Grosso, até a última atualização, haviam sido notificados 556 mil casos de covid-19. Deste total, 540 mil pacientes se recuperaram. O governo do Estado não divulga dados relacionados aos pacientes com algum tipo de sequela provocada pela doença.