A Agência Fluvial da Marinha do Brasil confirmou, ao Só Notícias, que foram retirados de tráfego a balsa “Estradeiro I” e o rebocador “Estradeiro II” que pertence a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra), esta manhã. As embarcações fazem a travessia de carros, carretas e caminhões na MT-322, sobre o rio Xingu, na região de São Félix do Araguaia (1.158 quilômetros de Cuiabá),
De acordo com informações da Marinha, ambas embarcações encontrarem-se operando sem documentos e certificados exigidos pela lei. Assim como não apresentarem condições seguras para navegação e a salvaguarda da vida humana.
Ainda consta no documento que as embarcações fazem parte da rodovia ao realizarem, em conjunto, a travessia de veículos terrestres de diversos portes através do rio Xingu. Além disso, a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística já havia sido notificada por três vezes pelas mesmas infrações.
A Agência Fluvial afirmou ainda que o trabalho desempenhado tem como objetivo garantir a salvaguarda de vidas, tanto de quem trabalha, quanto de quem utiliza os serviços de transporte de veículos e passageiros ao evitar sua perda em acidentes provocados por falhas nos procedimentos de segurança na navegação.
Outro lado
Só Notícias já entrou em contato com a assessoria da Sinfra que se posicionará nas próximas horas sobre a retirada das balsa.