PUBLICIDADE

Marcelândia define metas para regularização ambiental

PUBLICIDADE

O prefeito de Marcelândia, Adalberto Diamante entregou, durante abertura do Mutirão Arco Verde, a agenda de compromissos pactuada durante encontro institucional com os federados onde foram firmados os compromissos em quatro eixos prioritários, definidos pelo município: regularização fundiária, gestão ambiental municipal, setor florestal e agricultura familiar. Segundo o prefeito, o município possui cerca de 1,3 mil nascentes, sendo 340 degradadas. “Nosso objetivo é recuperar 100 % das APPs. Já recuperamos 40 nascentes em parceira com os proprietários e dentro de três anos, vamos recuperar mais 310 nascentes”, explicou. O objetivo é retirar o município da lista dos que tem passivos ambientais e mudar a imagem de devastador.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Egon Krakhecke, representando o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, disse durante a abertura do evento, que “Marcelândia já tem a base e as condições de avançar. Agora é trabalhar e garantir a presença dos governos para fazer do programa Marcelândia 100% Legal, um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia”.

Para o coordenador Nacional do Terra Legal, Carlos Guedes, o Mutirão é o primeiro passo para que as políticas públicas de desenvolvimento e sustentabilidade sejam executadas. “Queremos garantir a presença efetiva de políticas públicas nos territórios da Amazônia Legal, viabilizando a transição do atual modelo predatório de produção para um modelo de produção sustentável e o município de Marcelândia está dando o exemplo com a participação efetiva da população e as ações positivas na gestão ambiental pela administração local”, frisou Guedes.

O diretor de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Vizentin, anunciou que o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), em imóveis do município de Marcelândia, será feito pelo Projeto Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (recursos do Governo da Noruega), numa parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e a Prefeitura Municipal.

Um dos problemas enfrentados pelos proprietários de terras no município de Marcelândia é a ação discriminatória que há 27 anos impede o desenvolvimento e a produção na região. O município de Marcelândia aguarda a aprovação do Projeto de Lei nº 5536/09 que prevê a doação das terras da União da Gleba Maiká para o Governo do Estado de Mato Grosso.

Os representantes do Grupo de Trabalho “Marcelândia 100% Legal” e a Prefeitura Municipal solicitaram audiência com o deputado Federal Carlos Abicalil e o Senador Jaime Campos para tratar do projeto de lei e definir uma estratégia de acompanhamento da tramitação do processo”, explicou o prefeito.

Participaram da cerimônia de abertura, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Egon Krakhecke, o coordenador Nacional do Terra Legal, Carlos Guedes, o secretário Adjunto de Planejamento Arnaldo Alves de Souza Neto, o presidente do Intermat Afonso Dalberto, o deputado Estadual Ademir Brunetto, o delegado Federal do MDA em Mato Grosso, Dieter Metzner, a secretária Municipal de Planejamento, Elisabeth Velinni e o representante do Grupo de Trabalho “Marcelândia 100% Legal”, Arnóbio Vieira de Andrade.

O Mutirão é formado por um conjunto de ações do Governo Federal, em parceria com os governos estaduais e municipais dos 43 municípios que apresentaram os maiores índices de desmatamento na Floresta Amazônica. O objetivo é consolidar a prevenção e controle do desmatamento e fortalecer uma cultura de desenvolvimento sustentável em sintonia com a legislação ambiental vigente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai no Nortão e piloto morre

Uma aeronave de pequeno porte agrícola caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE