A Prefeitura de Marcelândia divulgou nota, hoje, agradecendo as milhares de pessoas, de diversas cidades matogrossenses, que estão enviando donativos para as centenas de famílias desabrigadas, desde a quarta-feira passada, no grande incêndio que destruiu cerca de 100 casas e 16 madeireiras. Não foram divulgadas quantas toneladas foram enviadas. A prefeitura aponta “que não há mais necessidade de doações de roupas, calçados e colchões. A comissão de apoio de recebimento de doações informa que, no momento, a maior necessidade é de alimentos, produtos de higiene pessoal, fraldas descartáveis, absorventes, material de limpeza e ainda utensílios de cozinha e móveis”.
Já foi definida uma área, em acordo do município e colonizadora, para construir conjunto habitacional e abrigar as famílias que perderam tudo. A previsão inicial é que as casas fiquem prontas em 90 dias. Estado e uma instituição bancária estão cuidando do projeto. Amanhã será feito mutirão com objetivo de fazer documentos para asa vítimas da tragédia.
Por outro lado, ainda não foram definidas linhas de financiamentos para os madeireiros recobstruírem suas empresas, comprarem maquinários e voltarem a gerar empregos. Estima-se que pelo menos 100 pessoas estejam desempregadas, diretamente, com a destruição das madeireiras.