A data das provas na segunda fase do concurso público para juízes estaduais foi confirmada pela Comissão Organizadora: dias 11 e 12 de setembr. Os candidatos serão testados em sua capacidade de elaboração de sentença cível e de natureza penal. As provas iniciam às 8 horas e serão realizadas na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, no Tribunal de Justiça. Durante as provas os candidatos poderão consultar constituições, códigos e toda a legislação nacional ou estadual, desde que não contenham anotações, comentários ou destaques no texto, como marcas de canetas, lápis e outros sinais. A Comissão do Concurso alerta que não serão permitidas consultas à legislação que contenha exposição de motivos ou lei de introdução, ou que estejam materializadas através de impressos, extratos de Internet, fotocópias e fax-símile.
Outro alerta da comissão organizadora refere-se à identificação das provas. É vedado aos candidatos, sob pena de nulidade da prova, inserir nas folhas o nome, assinatura ou qualquer outra anotação ou sinal que possa identificá-lo.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso promove o concurso com o intuito de selecionar 43 juízes para atuação junto às comarcas de Primeira Instância. A comissão do concurso é composta pelos desembargadores Rui Ramos Ribeiro (presidente), Luiz Ferreira da Silva e Clarice Claudino da Silva (membros), e pelo advogado João Norberto Almeida Brito, representante da seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).