Máquinas do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa), dirigiram-se, ontem, para a MT-222 (rodovia dos Pioneiros), na região que liga Sinop a Ipiranga do Norte, onde começam o trabalho emergencial de recuperação do trecho danificado pelas chuvas. Conforme Só Notícias já informou, cratera tem aproximadamente 20 metros de extensão por 3 de largura, impedido o tráfego de caminhões. Uma patrol, uma pá carregadeira além de cinco caminhões basculante vão trabalhar, nos próximos dias, para resolver o problema. De acordo com o diretor do Cidesa, Nivaldo Martinello, as ações ocorrerão mediante as condições climáticas permitirem. “Sem parar as chuvas não temos como fazer nada”, declarou, em entrevista ao Só Notícias.
Nesta manhã, o Cidesa deve realizar um diagnóstico na área afetada para confirmar quais providências serão necessárias – além da parte emergencial – no sentido de impedir que ocorrências desta natureza voltem a prejudicar a trafegabilidade na estrada. O temor do setor produtivo da região é que o escoamento da produção agrícola seja comprometido.
O trecho danificado fica no município de Sorriso. Em outros pontos, as chuvas abriram valas nas laterais os chamados desaguadouros. A rodovia liga Sinop a Ipiranga do Norte, áreas rurais do município de Sorriso, dando acesso também a Itanhangá e a localidade conhecida como Siminoni. A estrada é usada por agricultores que residem nas cidades de Sinop, Sorriso e também por moradores de Ipiranga e outras localidades que vão aos dois municípios.
As máquinas do consórcio atualmente trabalhavam na recuperação de áreas na estrada que liga Ipiranga do Norte a Tapurah, alguns quilômetros a frente do local onde a cratera foi aberta pelo excesso de água.
Leia ainda
Chuvas abrem cratera na rodovia Sinop-Ipiranga-Sorriso