A MT-422, em Santa Carmem, começa a ser recuperada a partir de hoje, com a chegada do maquinário do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa). Patrols e caminhões vão tentar eliminar os atoleiros na rodovia que corta o interior do município, rumo às fazendas que produzem grande volume de grãos. Os trabalhos começam no trecho onde acaba o asfalto até a ponte do Rio Tartaruga (cerca de 20 km). Como o Cidesa entrará em recesso no final desta semana e voltará em 5 de janeiro, o serviço mais ‘pesado’ ficará para o ano que vem.
Após o Tartaruga, a rodovia está com muitos trechos danificados, com atoleiros que, se não forem eliminados, impedirão o transporte da safra. O trabalho no local deverá ser mais lento que o normal, visto que necessitará de várias cargas de cascalho e precisarão contar com dias de sol no primeiro mês de 2009.
Após terminar a manutenção em Santa Carmem, a patrulha mecanizada vai para Cláudia, onde trabalha até o começo de fevereiro e, para União do Sul, que durante o mês do carnaval receberá as máquinas, encerrando o 1° ciclo de patrolamento nos 13 municípios que aderiram ao sistema. A partir de 2009, o maquinário será terceirizado, deixando de ser gerenciado pelo consórcio, passando o comando dos trabalhos à uma empresa, conforme obriga o convênio assinado. A escolhida será definida por licitação.