PUBLICIDADE

Mapa da Violência aponta crescimento de 11% nos assassinatos em MT

PUBLICIDADE

O número de homicídios em Mato Grosso cresceu 11,1% nos últimos dez anos, saltando de 963, em 2002, para pouco mais de mil, em 2012. É o que mostra o Mapa da Violência, do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). O Estado registrou o terceiro maior incremento no Centro-Oeste, ficando atrás de Goiás, que lidera com aumento de 113,7%, e Distrito Federal, com alta de 38,6%. Em Mato Grosso do Sul houve redução de 2,2%.

O Mapa também analisou proporcionalmente o número dos casos, para cada 100 mil habitantes. Nesse cenário Mato Gross apresentou redução de 7,1%. Em 2002 para 37 casos para cada grupo e em 2012, esta quantia chegou a 34,3. Grande parte das vítimas é negra.

Levando-se em consideração a proporção para cada 100 mil habitantes, Paranaíta foi considerada a cidade mais violenta do Estado, com taxa de 74,4 ocorrências para cada grupo (67ª no ranking nacional). Em seguida surgiu Poxoréu com 63,8 e, posteriormente, Brasnorte com 61,6. Cuiabá está em 16ª, com 44.

O levantamento para o Mapa foi apurado a partir  dos registros das certidões de óbitos. O objetivo é fornecer subsídios para ações governamentais. “A intenção é fornecer subsídios para que as diversas instâncias da sociedade civil e do aparelho governamental aprofundem sua leitura de uma realidade que, como os próprios dados evidenciam, é altamente preocupante”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE