Os investimentos do Governo Federal em obras de infra-estrutura de transportes, nos últimos anos, tiveram um reflexo favorável no setor. Prova disso, é a pesquisa CNT 2007, que apontou uma melhora bastante significativa em algumas ligações rodoviárias do país.
Das 109 ligações rodoviárias, 6 subiram de posição no ranking elaborado pela entidade, durante a pesquisa. São elas: Cuiabá-MT – Porto Velho – RO; Piripiri/PI- Parnaíba/PI; ; Jataí/GO – Piranhas/GO; Leopoldina/MG – BR-262/MG; BR-386/RS – São Borja/RS e Teresina/PI – Fortaleza/CE. Somente nestes eixos foram investidos mais de R$ 318 milhões.
A ligação que teve o melhor índice foi Piripiri/PI – Parnaíba/PI, na BR-343. De acordo com o levantamento da CNT, ela subiu da 90º posição no ranking, em 2006 para 38º, este ano.
No corredor Cuiabá/MT – Porto Velho/RO a evolução foi de 17 posições, passando de 61º para 44º no ranking. No trecho rondoniense os recursos chegam R$ 63 milhões nas obras de conservação, recuperação, restauração e duplicação da BR-364.
As empresas responsáveis pelo trecho, que vai da capital Porto Velho até a divisa RO/MT, são a Construtora Macadame, Delta, Castilho e Camter. No Mato Grosso os investimentos em obras de conservação e recuperação das BR’s 070 e 174 já somam R$ 14,6 milhões desde 2005. As empresas Delta e Rodocon são responsáveis pelos serviços no trecho entre a capital Cuiabá e a divisa MT/RO.
Esse eixo tem grande significado para os dois estados. Em Rondônia vai garantir a integração nacional e o desenvolvimento regional, constituindo sua principal ligação com o centro-sul do País. Para o Mato Grosso, reconhecido como importante pólo industrial do centro-oeste, é rota primordial para escoamento da produção agrícola e pecuária de Mato Grosso para os grandes centros do Brasil.
Outro importante eixo rodoviário que teve uma grande evolução do ano anterior para 2007 está localizado na BR-158/GO, entre os municípios de Jataí e Piranhas. A ligação subiu da posição 89º para a 79º. Os 157 quilômetros de extensão foram contemplados com as obras de recuperação do pavimento, por meio do Programa Integrado de Revitalização – PIR VI. A rodovia recebeu ainda serviços de recuperação da drenagem superficial, dos meios-fios e calhas, sinalização horizontal e vertical, com a afixação de placas e pintura de faixas.
O empreendimento, hoje, recebe serviços de manutenção e conservação, que já estavam previstos no contrato do consórcio Top/Tescon. O trecho permite o acesso do oeste do Estado à região do pólo agroindustrial de Jataí e ao porto fluvial, que escoa importante parcela da produção de grãos do leste do Mato-Grosso e de Goiás.