O Corpo de Bombeiros registrou durante os cinco dias de carnaval 1.029 ocorrências nos municípios que realizaram festa com a presença dos militares. O maior índice está relacionado ao atendimento pré-hospitalar por causa de mal súbito. Os bombeiros socorreram no Estado cerca de 350 pessoas com esse sintoma.
Em seguida, vem acidentes envolvendo motociclista e automóveis. Foram 128 casos, sendo oito vítimas presas às ferragens e o restante em ocorrências com motos.
Com isso, os bombeiros orientam a população para no caso de festas evitarem certos costumes que levam ao mal súbito, além dos acidentes. Como a má alimentação, falta de líquido no corpo e a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, fatores que estão ligados a perda da consciência.
Os bombeiros destacam que 90% dos casos de mal súbito são desencadeados por arritmias cardíacas, quando o coração da vítima deixa de bater normalmente e adquire batimentos descompassados. Este movimento, por sua vez, não é suficiente para enviar o oxigênio aos órgãos vitais.
O especialista em primeiros socorros, tenente coronel Silvio Bernardes explica que o mal súbito pode ser ocasionado também pela má alimentação, a falta ingestão de líquidos e aglomeração de pessoas, ou seja, local sem ventilação. “É preciso se preparar para ocasiões como o carnaval. Pois exige do folião uma boa preparação física, aliada a uma boa alimentação”.
As ocorrências foram registradas de acordo com os comandos regionais. O Comando Regional I de Cuiabá registrou 445 e o Comando Regional I, no sul do Estado, 159 ocorrências. Os outros comandos totalizaram 425 atendimentos realizados pelos bombeiros militares.