PUBLICIDADE

Mais um tremor de terra é registrado em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Observatório Sismológico, da Universidade de Brasília (UnB), registrou um tremor no município de Confresa (660 quilômetros de Sinop), hoje, por volta das 6h46. De acordo com dados do instituto, a magnitude deste terremoto foi de 4,1 graus na Escala Regional Brasileira, que pode ser considerado de pequeno para intermediário.

Já o Instituto Astronômico e Geofísico (IAG), da Universidade de São Paulo, aponta que o hipocentro estava localizado 28 quilômetros do centro da cidade, ou seja, na área rural de Confresa, e a cerca de um quilômetro de profundidade. Este tipo de tremor e com esta magnitude pôde ser sentido por várias pessoas no município e região.

No dia 10 do mês passado, um tremor de 3,9 graus foi registrado em Tabaporã (150 quilômetros de Sinop). O professor George Sand França, do Observatório Sismológico, disse que o tremor de terra registrado na cidade mato-grossense "é  considerado de pequeno para intermediário. Como ocorreu em área rural teve impacto menor mas pode ser sentido a uma distância maior".

Os professores e técnicos continuam analisando a ocorrência. "Há falhas geológicas, fraturas rochosas na região Norte e essas acomodações da terra são pequenas. Quando ocorrem, as pessoas sentem a terra tremer. Não é possível prever quando vai ocorrer novamente. Existe a possibilidade de ocorrer. É remota, mas pode acontecer", acrescentou. O professor explicou que não há motivos para os moradores se preocuparem.

O Observatório de Sismologia continua 'monitorando' a região de Porto dos Gaúchos constantemente pois mantém uma base de pesquisas e analisa as ocorrências registradas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE