O segundo avião modelo Air Tractor AT-502B chegou em Poconé (104 quilômetros de Cuiabá), ontem à tarde, para fortalecer os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros no combate aos focos de incêndio que permanecem ativos no Pantanal mato-grossense.
Essa aeronave possui capacidade para transportar 1,8 mil litros d’água que serão lançados em pontos estratégicos, já mapeados pelas equipes que atuam em solo desde o último sábado para apagar o fogo. Agora, são dois aviões sobrevoando a região atingida pela queimada, com capacidade total de 4,9 mil litros de água. Os aviões são abastecidos com um caminhão pipa que capta água do Rio Pixaim.
A secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil contratou o transporte aéreo com recursos disponibilizados pelo governo do Estado
Segundo o comandante da Regional I, tenente coronel BM, João Paulo Nunes de Queiroz, embora este seja o primeiro incêndio de grandes proporções, apenas 0,27% do pantanal mato-grossense foi queimando, uma área considerada baixa. “Porém, requer muita atenção para que o fogo seja contido, nossas equipes trabalham com este propósito”. Imagens via satélite, mostram que cerca de 1,5 mil hectares foram queimados.
Nesta ação, além das guarnições dos bombeiros, equipes de brigadistas também estão integrados para realizar o combate. Somam esforços na ação dois maquinários (tratores) enviados pela secretaria de Meio Ambiente, dois caminhões-pipas enviados pela empresa Águas Cuiabá e Sesc Pantanal.