Mais quatro composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão no Porto Seco, localizado no Distrito Industrial, em Cuiabá, e se juntam às composições que já estavam no pátio. De lá, seguem para o centro de manutenção do Consórcio VLT-Cuiabá, em Várzea Grande, onde devem passar por testes.
O modal é o transporte público escolhido pelo governo do Estado para garantir a mobilidade da população e também de turistas que visitarem a cidade durante a Copa do Mundo, que tem início no dia 12 de junho. Porém, apenas o trecho entre o aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, até a região do Porto, em Cuiabá, deve ficar pronta até a copa, conforme explicou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.
O VLT possui dois eixos, Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro, passando pelas avenidas da FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. A implantação conta ainda com 12 obras de arte, viadutos, trincheiras e pontes que darão suporte estrutural ao modal.