Os secretários reunidos no 83º Fórum do Consad reafirmaram interesse de participar da Pesquisa Salarial 2011. O trabalho, elaborado pela Fundação João Pinheiro, é um dos produtos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Gestão para Resultados nos Estados e Distrito Federal (Prodev) – uma ação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), coordenada pelo Ministério do Planejamento. O objetivo do Prodev é fortalecer a gestão para resultados nos países em desenvolvimento.
Até o momento, 15 estados enviaram os novos dados das suas folhas de pagamento, fonte primária de informação sobre a qual é feita a pesquisa salarial para a Fundação João Pinheiro. Entretanto, durante a reunião de Gramado, diversos secretários informaram que ainda o farão.
Atualmente fazem parte do banco da pesquisa os seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio grande do Norte, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina. O trabalho mapeia 124 cargos da administração pública estadual – 90 efetivos e 34 cargos em comissão.
O secretário de Administração de Mato Grosso, Cesar Zilio, ressaltou a importância da pesquisa salarial realizada a pedido do Consad. "É importante para se ter uma referência de como os outros estados se comportam levando em consideração a região e as peculiaridades de cada um, mas com base no serviço público, pois não podemos nos basear no privado. Além disso, auxilia no processo de negociação e também de valorização do servidor público", completou.