As fiscalizações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), de Sinop, nas cidades que compõem a regional, com objetivo de coibir a extração e transporte ilegal de madeira continuam sendo intensificadas. Na semana passada, durante ações em Lucas do Rio Verde, foram aplicados mais de R$40 mil em multas. Conforme o diretor Paulo Winter, em uma apreensão, os fiscais encontraram 40 metros cúbicos de madeira em toras, transportados sem a guia.
Também, apreenderam 19 metros cúbicos em outro veículo. A multa foi de R$9,9 mil. Conforme Winter, os caminhões foram encontrados quando trafegavam em estradas vicinais.
Ainda no município, a Sema encontrou carne de animais silvestres congelada. Foi na mesma fazenda onde foram apreendidas 4 espingardas (calibres 36, 12 e carabina), um revólver e cerca de 180 cartuchos intactos.
Winter disse, ao Só Notícias, que as ações são realizadas de acordo com as denúncias recebidas. “Todas as semanas há fiscalizações na regional de Sinop”, declarou.
Entre as cidades que compõem a jurisdição estão Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Feliz Natal, entre de outras. Todas as ações contam com o auxílio da Polícia Militar.