Um intenso trabalho realizado com a parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá (DERRFVA), resultou na destinação para reciclagem de mais de mil veículos que estavam há décadas abandonados no pátio da delegacia. O trabalho também envolveu o Poder Judiciário e o Ministério Público do Estado (MPE).
Ontem, foi iniciado o processo de prensagem dos veículos, entre motos e carros, que serão destinados para reciclagem, na segunda fase da Operação Pátio Limpo. O foco da ação é a descontaminação e limpeza do pátio do Detran utilizado pela delegacia.
O delegado titular da DERRFVA, Gustavo Garcia, explica que os veículos destinados à prensagem foram apreendidos, inclusive possuem diversos débitos tributários e administrativos, e a maioria abandonados por seus proprietários.Os bens ficam em posse da delegacia quando o veículo é apreendido por alguma queixa de crime como roubo, furto, clonagem e outros.
“Em parceria com o Detran, estamos fazendo a destinação correta desses mais de mil veículos e materiais ferrosos, retomando a limpeza do pátio e organizando o nosso espaço”, disse o delegado.
Segundo Garcia, para que os veículos pudessem passar pela prensa, a unidade policial teve que concluir mais de 1,2 mil inquéritos e restituir quase dois mil veículos aos proprietários. As informações são da assessoria.