A secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da vigilância sanitária, realizou, no último sábado, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na área rural. Segundo o balanço realizado, foram vacinados 742 cães e 154 gatos, totalizando 896 animais. A equipe percorreu casa a casa na comunidade de Itambiquara, esteve na igreja em Campinho Verde e também nos dois PSFs rurais
A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual e deve ser feita em animais a partir de três meses de idade. A vacina imuniza os animais contra a raiva, enfermidade que pode ser transmitida aos humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas.
“É sempre importante vacinar os animais e superarmos todos anos as nossas expectativas de doses aplicadas. Não deixe de vacinar seus bichinhos de estimação contra a raiva, além de poder transmitir a doença para os humanos, a raiva ainda pode matar o animal”, disse o veterinário, Cleber Fernando Ananias.
A campanha continua em ponto fixo, na vigilância em saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, enquanto durarem os estoques. Os animais devem ser levados ao local de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado.