PUBLICIDADE

Mais de 80% que procuram a defensoria pedem atendimento na saúde

PUBLICIDADE

Os números de atendimento dos plantões do primeiro semestre deste ano da Defensoria Pública de Mato Grosso aponta que 77 pessoas procuraram o órgão fora do horário de expediente. Geralmente esses atendimentos são prestados a pessoas que necessitam de auxílio jurídico durante as noites, madrugadas, finais de semana e feriados.

Neste número não se enquadra os casos em que o cidadão procura o defensor apenas para ser informado de como proceder em determinados casos e para esclarecer dúvidas. Os atendimentos relacionados a questões de saúde (atendimento, internação, cirurgia, UTIs, etc) chegaram a ser 85,71% do total. Destes, mais da metade (56%) são solicitações de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em alguns casos se obtém êxito administrativamente, mas na grande maioria uma ação judicial é necessária para garantir a efetividade dos direitos do cidadão.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a média superior a 45 mil atividades realizadas mensalmente mostra que a Defensoria Pública tem alcançado o objetivo de estar mais próxima do cidadão carente. Esse número supera em 40% o registrado no ano de 2009.

De acordo com o defensor público Carlos Gomes Brandão, que deu início a 312 ações sobre questões de saúde no primeiro semestre deste ano, “o principal benefício dos plantões é a pessoa ter acesso à Justiça mesmo quando não há expediente, garantindo assim a assistência à sua saúde, porque problemas como estes não escolhem dia útil para acontecer”, disse.

Com a entrada dos 25 novos defensores públicos, agora em agosto, e a instalação da instituição na totalidade das Comarcas do Estado, este atendimento só tende a aumentar cada vez mais, levando justiça e cidadania a quem realmente precisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jacaré em cemitério de Sorriso

O Corpo de Bombeiros foi acionado hoje para fazer...

Avaliação trimestral

O prefeito eleito de Sorriso, Alei Fernandes (União) disse...
PUBLICIDADE