A Ouvidoria Setorial do Meio Ambiente já atendeu 153 solicitações, entre janeiro e março. Desse total, 98 (ou 64%) são denúncias relacionadas principalmente a empreendimentos irregulares e desmatamento. Outras 32% são pedidos de informação (21%), 15 reclamações (10%) e 8 são solicitações diversas e sugestões (5%). Até o momento, 69 ou 45% delas estão finalizadas e as demais continuam em andamento.
Conforme o Ouvidor Setorial, coronel da Polícia Militar Wilson Batista, a nova gestão já desenvolveu um plano de trabalho para reestruturação da Ouvidoria cujo objetivo é garantir um canal permanente de comunicação com o usuário e também promover melhorias na qualidade do serviço prestado à sociedade. Agilidade na resolução dos problemas, transparência e acesso à informação, além da diminuição da burocracia, são prioridades. “Vamos produzir relatórios bimestrais que servirão de subsídio nas tomadas de decisões para a Secretaria”.
Ele explica que as informações que chegam à Ouvidoria são fundamentais porque mostram um espelho do que precisa ser melhorado, permitindo uma visão ampla dos pontos fortes e fracos do órgão ambiental, seja em relação aos próprios servidores ou na relação com a sociedade e com os clientes. Também aponta a necessidade de investimentos em áreas específicas e a busca de parceria com outras instituições. “Outra meta é conseguir que o ciclo das demandas que chegam até o nosso setor tenha respostas pontuais e muito ágeis”.
No ano passado, a Ouvidoria Setorial da Sema recebeu 363 demandas, de janeiro a dezembro. Desse total, 153 (ou 42%) foram denúncias, 135 (37%) busca de informações, 38 (11%) reclamações, 32 (9%) solicitações diversas e 4 (1%) elogios ou sugestões. Os meses de junho, agosto e setembro obtiveram mais demandas, somando 118. As multas aplicadas totalizaram R$ 7.253.580, decorrentes das atividades de fiscalização, oriundas das denúncias.