A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, hoje, o planejamento operacional integrado do "Carnaval com Segurança 2016", que acontecerá de 5 a 10 deste mês. Representantes das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec – apresentaram o plano de atuação que será desempenhado em duas frentes: prevenção e fiscalização. Serão empregados mais de 6 mil profissionais.
Em Mato Grosso são 72 municípios que terão festejos, com 80 locais de folia. Somente a Polícia Militar terá mais de cinco mil policiais trabalhando e 411 viaturas em atuação. O Corpo de Bombeiros empregará um efetivo de 221 militares e 53 viaturas. A Polícia Civil contará com 1.014 policiais e 145 viaturas e a Politec com 274 servidores.
Barreiras e comboios serão realizados nos municípios de Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger.
A operação "Carnaval Com Segurança 2016" tem como foco ações integradas e pontuais a serem realizadas em todos os pontos com previsão de carnaval de rua, através do policiamento ostensivo nos comboios veiculares, bem como atividades de fiscalização contra incêndio e pânico, atividades de Polícia Judiciária e Inteligência e perícias de maneira geral. Com isso, promover e proporcionar ordem e segurança aos foliões e à população.
"As forças de segurança estarão trabalhando de forma integrada para um melhor resultado. Vamos atuar com policiamento ostensivo forte, com o emprego de policiais a pé, de motocicleta, patrulhamento aéreo e cavalaria", destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre.
Durante as festividades de carnaval acontecerá também vários pontos de blitz da "Operação Lei Seca" na capital e no interior. Inicialmente, será um trabalho preventivo, e posteriormente, repressivo.