O levantamento feito pela Unidade de Renaest do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso apontou que mais de 43 mil motoristas foram autuados, apenas no primeiro semestre deste ano, por trafegarem com velocidade superior a máxima em até 20% nas rodovias do Estado. E 11.301mil foram autuados por dirigirem entre 20 e 50% da velocidade permitida. Os que trafegaram acima de 50% somaram 2.094 mil.
Só Notícias apurou que também foram autuados 7.036 mil por deixar de manter luz baixa acesa de dia durante o tráfego nas rodovias. Os que ultrapassaram pela contramão na linha de divisão de fluxo oposto-contínua amarela- somaram 1.648 mil. Os motoristas que avançaram o sinal vermelho do semáforo chegaram a 1.398 mil.
Ainda segundo o levantamento, também deixaram de usar o cinto de segurança 1.373 mil condutores. Os que transitaram em local/horário proibido pela regulamentação-rodízio- foram 1.159 mil. Estacionar em desacordo com a regulamentação- estacionamento rotativo- 857. Também foram autuados 854 por deixar de adentrar às áreas destinada a pesagem de veículos.
O levantamento não informa o valor de cada multa por infração cometida. Os números do segundo semestre ainda serão divulgados pela Unidade de Renaest do Detran.