Na pesquisa 2009 do Projeto Nossa Casa, realizada pelo Instituto Vetor, o Procon de Mato Grosso, órgão vinculado a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), apresentou um índice de credibilidade de 76,5%. Já o número de pessoas que confiam totalmente no órgão de defesa do consumidor saltou de 28,4 para 40,4%, o que representa um crescimento de 42 pontos percentuais. A pesquisa foi realizada em Cuiabá entre os dias 13 e 30 de março e ouviu 500 moradores.
Desde 2003 o Procon se mantém como uma das instituições de maior credibilidade das famílias Cuiabanas. O Corpo de Bombeiros é a instituição apontada como mais confiável pelos moradores da capital do Estado. Em contrapartida, a Câmara de Vereadores e os Políticos continuam nas últimas colocações do ranking.
A boa colocação do Procon é comprovada por meio do número de atendimentos realizados. Este ano, por exemplo, só no primeiro trimestre mais de 50 mil pessoas receberam informações, participaram de audiências ou já registraram alguma reclamação no órgão. O Procon também vai até o consumidor, de todas as faixas etárias e em diversas cidades do Estado, promovendo a educação para o consumo.
Além disso, o Procon é responsável pelo processo de implantação de novas sedes municipais de defesa do consumidor, bem como a integração dessas unidades ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que interliga as reclamações registradas nos municípios com o Ministério da Justiça, em Brasília.