Um levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta que, até o momento, 378 presos mato-grossenses estão inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No país, somam pouco mais de 14,1 mil. As inscrições encerraram na última semana.
As provas serão aplicadas nos dias 28 e 29 de novembro. O exame, além de servir como entrada para os cursos de ensino superior, é utilizado para os candidatos que não concluíram o ensino médio no período regular por algum motivo, garantirem a certificação.
O Estado com maior número de inscritos é São Paulo, com 6.878 inscritos, seguido do Rio Grande do Sul com 934, Paraná com 879 e Espírito Santo, com 762 participantes. Minas Gerais e o Distrito Federal também tiveram 797 e 527 respectivamente.
As unidades prisionais ou socioeducativas são indicadas pelas secretarias de segurança pública de cada estado, secretarias de justiça dos estados, órgãos da administração penitenciária e subsecretaria de promoção dos direitos da criança e do adolescente. Cada unidade tem um responsável pedagógico encarregado da inscrição dos participantes.