O levantamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) apontou que dos 1.797 dos atendimentos feitos de janeiro até agora, pelo Procon Sorriso, 35,39% (636 pessoas) foram para denunciar ou reclamar dos serviços de telecomunicações.
Só Notícias apurou que, na sequência do ranking, aparecem os assuntos financeiros (32,78%), serviços essenciais (18,7), produtos (8,35%), serviços privados (2,95%), habitação (0,83%), saúde (0,72%) e alimentos (0,28%).
Consta ainda no sistema do Sindec que a telefonia celular está entre os assuntos mais demandados com 445 (24.76%) denúncias e reclamações com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, cancelamento de serviço, demora no atendimento, não envio do comprovante e vício de qualidade.
As financeiras estão em segundo com 301 (16.75%) clientes insatisfeitos com cobranças indevidas, abusiva, cancelamento de serviço, ausência de resposta, excesso de prazo, não suspensão imediata da cobrança.
O terceiro assunto mais demandado é energia elétrica. São 172 (9,57%) consumidores que procuraram o Procon para reclamar da recusa injustificada em prestar serviço, dano material, pessoal decorrente do serviço e vício de qualidade.
Ainda segundo o Órgão de Defesa do Consumidor, 51% das reclamações foram feitas por homens com idades de 31 a 40 anos.