O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) já definiu a meta de animais de mamando a caducando que devem ser vacinados na última etapa da campanha contra aftosa, entre 1º a 30 de novembro, para a regional Sinop, que inclui ainda Santa Carmem, Cláudia, Vera, União do Sul e Feliz Natal. Nas seis cidades, o rebanho chega a 228,138 mil.
Deste total, a maior parcela pertence a Sinop, 78.016 mil animais. Cláudia, com 42.925 mil tem o segundo maior volume. Santa Carmem, 36.966. Para o supervisor regional José Carlos Balbo, a orientação aos pecuaristas é que promovam as imunizações nos primeiros dias, não deixando para a última hora, levando-se em conta ainda os fatores climáticos.
“É melhor que o produtor vacine nos dias secos”, declarou ao Só Notícias/Agronotícias. Balbo salienta ainda que o total de animais segue a média de 2007, mas pode sofrer alterações. O Indea indica que em União do Sul as doses devem ser aplicadas em 36.076 animais. Em Vera, 19.955 e, em Feliz Natal, 14.200.
O instituto já se mobiliza para a ação e realizará o acompanhamento naquelas propriedades próximas à frigoríficos, curtumes, abatedouro, inseridas nas áreas tidas como de risco. O pecuarista que nao vacinar seu rebanho fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Doses
As revendedoras de vacinas já começam a preparar os estoques. Esta é uma das etapas mais importantes do calendário anual, já que animais de todas as idades devem receber as aplicações. Em alguns estabelecimentos apurados por Só Notícias/Agronotícias a dose de 5ml pode ser adquirida a partir de R$1,20.