PUBLICIDADE

Mais de 20 mil presos estão foragidos da polícia em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Vinte e cinco mil presos são considerados foragidos da polícia atualmente em Mato Grosso. Mesmo com os milhares de mandados expedidos pela Justiça boa parte dos criminosos continua fora das prisões devido a distintos fatores. Isto é, desde a falta de estrutura do sistema prisional ou mesmo os casos em que apesar de os envolvidos serem localizados pelas polícias deixam de ser presos por não haver mais situação de flagrante. Há aqueles também que livram-se do cerco policial.

A situação tem provocado revolta, principalmente dos familiares de vítimas dos bandidos. Em Cuiabá, na Polinter, a polícia utiliza caixas para armazenar os milhares de mandados de prisão em aberto. Para auxiliar nas buscas aos foragidos, a polícia conta com um sistema de dados disponivel para todo o país e onde estão o nome de todos os procurados.

Por outro lado, a inserção dos nomes não tem ocorrido de maneira imediata. Em Mato Grosso, nas cidades do interior, as cópias dos mandados são enviadas em papel para, posteriormente, serem os dados utilizados para alimentar o sistema, o que tem burocratizado o sistema.

No Estado a expecativa recai sobre o funcionamento de um mecanismo desenvolvido em parceria entre a secretaria de Justiça e Segurança e o Judiciário, por meio do qual a polícia será informada automaticamente após a decretação de mandados de prisão.

Fuga no Nortão

Na região Norte as polícias procuraram fugitivos das cadeias de Colíder (160km de Sinop), Peixoto de Azevedo e Lucas do Rio Verde. Na primeira cidade o fugitivo é Francisco Nascimento Souza. Ele e mais nove detentos escaparam, dominando dois agentes, no momento em que a janta seria servida. Eles pegaram as chaves das celas e escaparam.

Já em Peixoto de Azevedo continuam foragidos Edmilson Leandro da Silva Rocha, o “Amarelinho” e Geraldo Pires Felipe. A fuga ocorreu no último dia 20. Dez detentos conseguiram serrar as grades do corredor que dá acesso ao banho de sol e pularam o muro da cadeia. Oito já foram recapturados.

Em Lucas do Rio Verde, conforme Só Notícias já informou, a fuga ocorreu no último dia 24. Sete escaparam após ser cavado um túnel, de aproximadamente seis metros, do banho de sol até o terreno na avenida Bahia. Até o momento, foi confirmada apenas a localização de um acusado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE