O levantamento feito por Só Notícias, nas principais autoescolas do município apontou, que cerca de 1,5 mil candidatos estão aguardando a aplicação do teste prático que é feito por uma banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran). O exame é a última fase para conseguir obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o gerente de uma das empresas, Omalley Farias, alguns processos estão vencendo já que desde setembro não é aplicado o teste em Sinop.
“Foi efetuado o pagamento das taxas, mas após a greve não foi aplicado nenhum teste prático em Sinop. Porém, nas cidades Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum estão ocorrendo normalmente. O agravo nessa situação é que se o condutor não conseguir concluir os testes dentro do tempo determinado ele perde todo o processo e tem que recomeçar”, explicou.
Stela Alcântara, que é proprietária de uma autoescola também apontou que alguns candidatos que trabalham como motorista estão sendo dispensados das empresas por não conseguirem fazer o teste e renovar o documento. “Está um verdadeiro caos. Outro problema é os candidatos que estão pleiteando o processo para fazer a primeira carteira. Com a falta das bancas examinadoras, muitos já perderam o processo. Só na nossa empresa, são mais de 350 candidatos aguardando o teste prático”.
Procurada por Só Notícias, a assessoria do Detran informou que se posicionará nas próximas horas sobre o assunto.