O término da Campanha do Desarmamento foi adiado de 23 de junho para o dia 23 de outubro. Com isso as pessoas que têm armas de fogo em casa ainda podem comparecer em um dos postos de recebimento para efetuar a entrega à Polícia Federal, sem a obrigação de identificar a origem da arma.
Em Sinop já foram entregues 142 armas, sendo 89 em 2004 e 53 neste ano, duas foram entregues ontem na Delegacia Regional e entre todas as armas recebidas, um fuzil foi entregue à polícia.
Com a prorrogação da campanha haverá também a eleição do Referendo do Desarmamento, no dia 23 de outubro, que corresponde a proibição da comercialização de armas de fogo no Brasil. Para atender os 1.835.538 eleitores do Estado, a eleição contará com 1.498 locais de votação e 6.194 seções eleitorais, sendo assim, são 8 locais de votação e 66 seções eleitorais a mais que as disponibilizadas nas eleições municipais do ano passado. Serão disponibilizadas, ainda, 7,3 mil urnas eletrônicas e 218 técnicos contratados mediante licitação pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso.
Os custeios para a eleição estão avaliados em cerca de 35% de tudo o que foi gasto pelo TRE com as eleições municipais de 2004. Serão liberados R$ 2,119 milhões neste ano enquanto que em 2004, foram liberados R$ 6.057.903,14. Para cumprir esse orçamento serão cortados os gastos com o uso da segurança da Polícia Militar nos locais de votação e as diárias, horas extras, material gráfico e contratação de oficiais de justiça para as eleições. Nesse mesmo orçamento do referendo, diferente do disponibilizado em 2004, não há previsão de recursos para investimentos, ou seja, aquisição de equipamentos e bens permanentes.