A chefe da 32ª zona eleitoral de Sinop, Eliana Ferreira, informou, ao Só Notícias, que dos 81.796 eleitores que deveriam cadastrar a biometria, apenas 33,6 mil realizaram o cadastro. O que representa 41,5% do total do eleitorado.
Eliana explica ainda que a porcentagem é bem menor se for levado em conta os eleitores que agendaram e compareceram no cartório depois que o cadastro biométrico passou a ser obrigatório. “De 1º de março até agora, apenas 15,1 mil eleitores procuraram o cadastramento”.
Para fazer o cadastro é preciso entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) e agendar o atendimento em uma das duas zonas eleitorais. Segundo a chefe de cartório ainda é possível agendar a biometria para este mês.
Em Sinop são atendidos por dia 173 eleitores, cerca de 4.500 por mês. Na hora do agendamento é possível cadastrar o e-mail, por onde o sistema manda uma mensagem um dia antes da data marcada para lembrar o eleitor.
A partir do dia 2 de fevereiro do ano que vem, o eleitor que não tiver feito o cadastro biométrico vai ter automaticamente o título cancelado. Com isso não pode obter passaporte, tomar posse em cargo público, fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.