A prefeitura deverá divulgar nos próximos dias a data de início da campanha educativa em relação à segunda etapa da implantação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica. Nesta fase, foram definidos 15 locais onde funcionarão 30 equipamentos: são 13 avanços semafóricos, 14 radares fixos e 3 lombadas eletrônicas. Ainda falta instalar mais dois radares fixos na Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), o que deve acontecer até o dia 15 de novembro.
A maior parte dos equipamentos já foi aferida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), conforme determina o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Assim que todos os laudos forem emitidos pelo Inmetro – o que deve ocorrer nos próximos dias -, a prefeitura iniciará a campanha educativa assim como ocorreu na primeira etapa no ano passado, quando, em agosto, foram instalados na cidade 26 equipamentos em 13 locais. Depois do período educativo, os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana aplicarão multas para os motoristas que forem flagrados pelos equipamentos em situação irregular.
Nos cinco pontos onde serão instalados 13 avanços semafóricos, os motoristas precisam ficar atentos à sinalização vertical, cujas placas indicam que a velocidade máxima em alguns trechos pode ser de 50 km por hora, como é o caso dos três equipamentos instalados nos cruzamentos da Avenida Tenente Coronel Duarte com a Avenida XV de Novembro ou de no máximo 60 km/h na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, próximo ao CREA, onde foram instalados dois equipamentos, que detectam infrações relativas a avanço do sinal vermelho, excesso de velocidade e ainda a parada do veículo em cima da faixa de pedestre.
Os radares fixos foram instalados em vias importantes da cidade de grande tráfego, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Além dos dois que serão instalados na Estrada do Moinho, 12 equipamentos já foram instalados em sete pontos. Na Avenida Fernando Corrêa da Costa foram instalados quatro radares nos seguintes pontos: próximo a Decorliz (01 – sentido centro); próximo ao boliche (01 – sentido bairro); e próximo ao Motel Absinto (02 – nos dois sentidos). Também foram instalados dois radares na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente ao Ibama (nos dois sentidos); e quatro na Avenida das Torres, próximo ao bairro Santa Cruz II e ao Condomínio Cláudio Marchetti (nos dois sentidos).
Outro local escolhido para a instalação de um radar foi na Avenida Miguel Sutil, mais precisamente na trincheira Jurumirim: um na entrada, sentido rodoviária, e outro na saída, sentido viaduto da Fernando Corrêa da Costa. Neste ponto, aferições feitas com um radar móvel mostraram que alguns motoristas chegaram a trafegar a 180 quilômetros por hora.