PUBLICIDADE

Mais 24 radares serão instalados em Cuiabá

PUBLICIDADE

Até o dia 10 de setembro, as principais vias de Cuiabá devem receber mais 24 equipamentos eletrônicos de fiscalização de trânsito. Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Trânsito (Semob) informou que dentro de 60 dias câmeras de monitoramento e painéis de LED com informativos sobre o tráfego devem ser instalados nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Arquimedes Pereira Lima (Moinho), Edna Affi (Torres), Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Tenente Coronel Duarte, Marechal Deodoro e Miguel Sutil.

Apesar dos locais já estarem definidos e equipes do Consórcio CMT (Cuiabá Monitoramento de Trânsito) terem iniciado o processo de instalação, ainda não há uma data definida para que estes comecem a funcionar. “Existe todo um processo a ser seguido. Após a finalização da montagem, que deve ocorrer até o dia 10 do próximo mês, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) deve aferir os aparelhos e em paralelo a isso iremos sinalizar as vias”, disse o gestor da Semob, Thiago França, que acrescentou que assim como na primeira etapa, haverá um período de 15 dias de multas educacionais para que os condutores se acostumem com os novos aparelhos.

Atualmente, na Capital, existem 25 aparelhos de fiscalização eletrônica nas avenidas Isaac Póvoas, Beira Rio, Getúlio Vargas, Barão de Melgaço, República do Líbano, Marechal Deodoro, Mato Grosso, Tancredo Neves e General Melo. A implantação da fiscalização eletrônica é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público do Estado (MPE), em julho de 2011. Porém, os primeiros radares só começaram a ser instalados em julho do ano passado. De acordo com França, o principal objetivo do acordo é além de fazer com que os condutores reduzam a velocidade, diminuir o número de acidentes. “A premissa maior é salvar vidas, uma vez que grande parte dos atendimentos realizados no Pronto-Socorro é de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito”.

Após dois processos licitatórios sem sucesso, já que nenhuma empresa apresentou interesse em fornecer o serviço, em maio de 2014 o Consórcio CMT venceu a concorrência, cobrando R$ 39 milhões pelo fornecimento, instalação, manutenção, operação e apoio de todos os equipamentos de fiscalização eletrônica. Agentes de Trânsito também receberam 30 aparelhos de talonário eletrônico, que possibilita gerar a multa instantaneamente.

Após quase um mês da realização de campanhas educativas, as multas começaram a ter validade em outubro do mesmo ano e com uma semana em funcionamento os radares capturaram mais de 20 mil imagens. Segundo a Semob, o número de multas aplicadas supera a casa dos 150 mil, o que significa uma média de 500 multas por dia.

Questionado sobre o valor total arrecadado pelo Município durante os 10 meses de funcionamento dos Equipamentos, o gestor da Semob informou que ainda não foi realizado um balanço oficial, mas por outro lado garantiu que em breve a pasta divulgará os números à sociedade. “A única coisa que posso adiantar é que o objetivo principal, que era reduzir o número de acidentes em Cuiabá, está sendo alcançado. O restante é apenas consequência desse resultado, que sem dúvida pode ser considerado um salto positivo para o trânsito local”, disse Thiago França.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE