sexta-feira, 13/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Maioria dos bancários adere à greve em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop

PUBLICIDADE

O primeiro dia da greve nacional dos bancários iniciou com grande adesão na grande Cuiabá. As agências amanheceram adesivadas com cartazes de greve e com trabalhadores nas portas dos bancos dialogando com a população sobre as reivindicações da categoria que luta por melhorias. Das 141 agências e departamentos localizados em Cuiabá e Várzea Grande, 140 tiveram suas atividades paralisadas. Isto corresponde a 99% de adesão.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), José Guerra, a tendência é que a greve se intensifique cada vez mais com o aumento de adesão nos municípios do interior. “Nossa luta é por valorização tanto dos bancários quanto da população que sofre com a escassez de trabalhadores e pela demora no atendimento. Os bancos se negam em investir em segurança, em mais contratações, em melhorias nas condições de trabalho. Nossa luta é por reajuste salarial de 11,9%, sendo 5% de ganho real, e os bancos nos apresentaram a indecente proposta de 6,1% e nenhum avanço nas reivindicações da categoria”.

Em Sinop, praticamente todos os bancos ficaram fechados nesta 5ª feira, mas com caixas eletrônicos funcionando e o sindicato informou que 30% dos bancários trabalharam.

Em Lucas do Rio Verde, das 6 agências, uma não teve expediente hoje. Em Sorriso ainda não houve adesão ao movimento prevista, bem como em Nova Mutum.

A campanha nacional dos bancários 2013 também defende o arquivamento do Projeto de Lei 4330 da Terceirização que está em fase de tramitação em Brasília. Caso este PL seja aprovado, a mão de obra será ainda mais precarizada, os direitos dos trabalhadores perdidos e o sigilo bancários dos clientes ficará em risco.

Os bancários se reunirão, ainda hoje, no auditório do SEEB-MT para avaliar o primeiro dia de greve e traçar estratégias para o próximo dia de luta. A greve segue por tempo indeterminado e a categoria aguarda uma nova proposta dos bancos, mas desta vez, que atenda os anseios dos trabalhadores.

Leia ainda
Bancários em Nova Mutum não aderem ao primeiro dia de greve
Bancários iniciam greve; adesão é parcial em Sinop, Lucas e Sorriso

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE