terça-feira, 12/novembro/2024
PUBLICIDADE

Maiores municípios de MT iniciam elaboração do Planejamento Estratégico

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) iniciou, hoje, a primeira aula de capacitação para servidores dos oito municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI e que estão iniciando a elaboração do planejamento estratégico. A aula foi ministrada pelo assessor especial de Apoio aos Fiscalizados, Irapuan Noce Brazil e pela professora Elisabete Queiroz e transmitida via satélite para os municípios de: Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso e Barra do Garças através do Programa de Ensino à Distância – EAD. Servidores das prefeituras: de Cuiabá e Várzea Grande participaram da aula inaugural que aconteceu no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT.

Nesta primeira fase dos trabalhos, a equipe orientadora do TCE-MT estará estimulando os gestores municipais na construção da identidade do município. " É preciso discutir a perspectiva de futuro dos municípios do ponto de vista do desenvolvimento econômico. Para planejar é preciso avaliar o cenário atual, as forças, fraquezas e ameaças", disse a professora e consultora do TCE-MT, Elisabete Queiroz.

Ao todo, serão realizados cinco cursos à distância entre os meses de agosto a novembro e mais seis encontros entre as equipes municipais e os técnicos do Tribunal de Contas. Nesta primeira aula foi feita uma apresentação do PDI e discutido o cronograma de atividades do projeto. Também foi feita uma apresentação da metodologia e conceitos de identidade organizacional, análise de cenários e série histórica para diagnóstico.

O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos dos oito municípios no dia 25 de junho deste ano. De acordo com o cronograma do TCE-MT, até 2013, os vinte maiores municípios mato-grossenses terão planejamento estratégico.

Uma das principais ações do PDI é fomentar a prática do Planejamento Estratégico de longo prazo por parte dos gestores. O Planejamento Estratégico de longo prazo já é utilizado pelo TCE-MT desde 2006 e, de acordo com o presidente, José Carlos Novelli, "o instrumento tem trazido resultados positivos". A proposta é que estas unidades gestoras começem a se basear em um planejamento de no mínimo cinco anos.

Além dos softwares do Planejamento Estratégico, estão sendo disponibilizados o acesso ao sistema Geo-obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a sessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos. De acordo com o cronograma do TCE-MT, até 2013 os cursos de capacitação oferecidos aos gestores terão foco para 20 municípios do Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jacaré em cemitério de Sorriso

O Corpo de Bombeiros foi acionado hoje para fazer...

Avaliação trimestral

O prefeito eleito de Sorriso, Alei Fernandes (União) disse...
PUBLICIDADE