A Assembléia Legislativa realiza na próxima amanhã audiência pública com o objetivo de discutir a atuação do Corpo de Bombeiros Militar nos municípios do Estado de Mato Grosso. O evento é de autoria do deputado Sebastião Rezende (PR) e está previsto para começar às 14 horas. De acordo com o parlamentar, com o desenvolvimento e crescimento econômico do Estado, surge a necessidade de maior estruturação dos aeroportos para o trânsito de pessoas com relações comerciais ou turísticas nos municípios.
Vale lembrar que em agosto deste ano, o Corpo de bombeiros de Mato Grosso completou 44 anos de existência no Estado. A corporação foi criada em 1964 destinada ao serviço de extinção de incêndio e salvamento, fazendo parte da Polícia Militar por 30 anos até a sua emancipação administrativa e financeira.
Durante as três primeiras décadas de trabalho, o Corpo de Bombeiros passou por períodos de sérias dificuldades operacionais, por falta de estrutura, como a “Fase do balde” (1983-1984) que rendeu materiais para os chargistas e jornalistas da imprensa cuiabana.
Naquela época as ocorrências começaram a ser atendidas com uma viatura C-10, dois baldes, algumas mangueiras velhas, garra e boa vontade dos bombeiros que jamais deixaram de cumprir o seu papel com a melhor qualidade possível.
Na mesma década, em 1987, Barra do Garças foi o primeiro município do interior do Estado a ser contemplado por uma Unidade do Corpo de Bombeiros, sendo o precursor para a interiorização da instituição que acontece hoje.
Com o recurso de mais de R$ 13 milhões, liberados este ano pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para investimentos em viaturas e equipamentos a corporação comemorou.