Industriais madeireiros de Sinop estão, neste momento, fazendo vigília em frente a Gerência Executiva do Ibama. Eles estão desde às 07:30hs em frente ao escritório aguardando o reinício das atividades. O Ibama está em greve e hoje termina o prazo da suspensão da emissão de ATPFs. Os madeireiros querem que, a partir de hoje, voltem a ter as ATPFs para fazer transporte de madeira. Só o Ibama libera estes documentos e tem madeireiras paradas há mais de 20 dias por falta destas guias.
“Vamos permanecer o dia todo aqui. Estamos conclamando os madeireiros para se concentrarem em frente ao Ibama e demonstrarem que queremos que o órgão funcione, com estrutura mínima para nos atender. A única coisa que queremos é ser atendidos”, disse, ao Só Notícias, o vice-presidente do Sindusmad, Sidnei Bellincanta.
Os servidores do Ibama estão em greve por melhores salários. Eles cobram 12% de reposição salarial .
Hoje à noite os madeireiros de Sinop terão nova assembléia para definir outras ações que devem tomar visando o reinício das atividades de parte considerável de indústrias madeireiras. O Sindusmad não tem um balanço de quantas empresas estão paradas por falta de ATPFs.