A gerência executiva do Ibama em Sinop doou 100 metros cúbicos de madeira apreendida para a prefeitura de São Domingos do Sul (RS) utilizar na reforma e ampliação do hospital do município. Por assessoria, o prefeito Edílio Capoani destacou que a madeira doada representa pelo menos 20% do custo da obra, que deve atender aproximadamente 20 mil pessoas da região.
As madeiras são provenientes de apreensões feitas devido a constatação de guia de transportes alteradas, falsificadas ou, também, casos de cargas sem a guia. Segundo o gerente do Ibama em Sinop, Evandro Carlos Selva, hoje, através da doação, é possível dar um destino nobre para a madeira extraída ou transportada ilegalmente, agilizando os procedimentos administrativos.
Várias prefeituras solicitaram doação de madeira, entre elas estão Marcelândia, Nova Ubiratã, Cláudia, União do Sul, Santa Carmem, Alta Floresta. Em Sinop, por exemplo, a doação contribuiu na construção da sede da Embrapa. Há ainda projetos para a utilização em escolas, pontos de ônibus e construção de quiosques.